20 de maio de 2025

Aerotek participa de encontro sobre incêndios 691k3n

Evento na última semana debateu ações de prevenção e combate às chamas, com demonstração de operação com avião e brigadistas

Rio Verde/GO – O uso de aeronaves agrícolas no combate a incêndios em vegetação esteve na pauta do encontro Prevenção e Combate a Incêndios em Áreas Rurais, ocorrido na última quarta-feira (14), em Quirinópolis, no sudoeste goiano. O evento foi promovido pelo Sindicato Rural da cidade e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás. Em parceria ainda com a empresa Aerotek Aviação Agrícola, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Corpo de Bombeiros Militar, polícia Militar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

O encontro teve cerca de 60 participantes e um dia todo de atividades. O piloto e diretor da Aerotek (também conselheiro do Sindag) Tiago Textor palestrou sobre a importância da aviação agrícola como ferramenta estratégica no enfrentamento a incêndios. Destacando ainda a atuação coordenada entre aviões e equipes em solo.

O evento teve ainda apresentações sobre a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Lei Federal 14.944/94), ações de prevenção, licenciamento, impactos ambientais das queimadas, uso da inteligência artificial na prevenção. O encontro abordou ainda o uso de retardantes contra as chamas, a importância da resposta rápida e teve uma demonstração de combate aéreo coordenado com brigadistas.

FERRAMENTA: Textor falou sobre a importância da ferramenta aérea para uma plateia de 60 pessoas, entre produtores, técnicos, representantes de usinas, bombeiros e autoridades públicos – foto: Aerotek/divulgação

EXPERTISE

A Aerotek já atua há cerca de sete anos em operações de combate a incêndios em lavouras e reservas naturais na região. Além disso, o Estado é destaque pela atuação de brigadas aéreas contra as chamas – com empresas aeroagrícolas mantendo prontidão na entressafra dos trabalhos no campo (na época de estiagem) para atender aos chamados contra o fogo.

Lembrando ainda que desde a década de 1960 o combate a incêndios em vegetação faz parte das prerrogativas legais do setor aeroagrícola. E que, só no ano ado, 22 empresas aeroagrícolas atuaram contra as chamas em 11 Estados. Lançando cerca de 40,1 milhões de litros de água contra focos de incêndios, com 118 aeronaves somando 10,7 mil horas de voo contra as chamas.

Confira como foi uma das simulações do evento,
demonstrando o lançamento de água contra as chamas

Comments 14q3n

wonderful comments!