8 dicas para usar a criatividade na resolução de problemas 214p3p
Hoje nossa intenção é fornecer algumas dicas de como você pode utilizar essa habilidade na resolução de problemas.
Antes de começar, vamos reforçar alguns pontos importantes:
– Ao encontrar um problema, você estimula sua criatividade;
– Sua vida se resume a problemas que devem ser resolvidos;
– Novas ideias surgem quando você está resolvendo problemas;
– Os erros aumentam sua capacidade de resolver problemas;
– Os acertos são como uma recompensa após muitas tentativas; e
– Com o conhecimento que você adquiriu tentando resolver um problema, pode evitar problemas futuros.
Portanto, as dificuldades podem ser um impulso para desenvolver sua criatividade.
Confira, abaixo, 8 dicas de como utilizá-la na resolução de problemas:
1 – Encare os problemas de outra forma
Tire um tempo para observar o problema com outro olhar e tente identificar qual é sua raiz. Assim, ficará mais fácil pensar na melhor solução. É interessante que você envolva mais pessoas da sua equipe nessa tarefa, pois, juntos, chegarão à resposta de forma mais rápida assertiva.
2 – Não pense que você sabe tudo
Na procura por novas respostas, é importante deixar de lado a ideia de que você sabe tudo. Esteja aberto a novas possibilidades e saiba ouvir as contribuições das outras pessoas envolvidas no processo.
3 – Faça questionamentos
Ter uma mente curiosa e questionadora ajuda a desenvolver sua criatividade. Ao observar as coisas ao seu redor, pergunte-se como elas poderiam ser diferentes e elabore respostas válidas. Uma sugestão é começar com a pergunta “E se…”, abrindo caminho para novas respostas.
4 – Não limite as respostas
Permita que sua mente faça várias conexões antes de chegar à resposta final. É interessante expandir o repertório, considerando diversas opções, para depois afunilar e encontrar a melhor solução – ou, até mesmo, encontrar mais de uma resposta ao problema.
5 – Restrinja os recursos
Outra forma de estimular a criatividade é restringindo os recursos disponíveis para resolver um problema. Isso pode facilitar a improvisação e aumentar as chances de se chegar, mais rapidamente, à resposta ideal.
6 – Não tenha medo de expor suas ideias
Quando estiver trabalhando em equipe, todos precisam se sentir incentivados e à vontade para contribuir com suas opiniões, sem medo de julgamentos ou retaliações. Quanto mais ideias surgirem, melhor – mesmo que, à primeira vista, elas possam parecer mirabolantes.
7 – Menos é mais
Muitas vezes, a resposta está na simplicidade. Procure encontrar respostas pontuais, sem complicar ainda mais o problema. Considere que as soluções não chegam de uma hora para outra, por isso vale a pena fazer pausas e retomar o problema pensando nele sob outro ponto de vista.
8 – Aprenda com os erros e acertos
Todas as tentativas e erros ao longo do processo vão contribuir para aumentar sua bagagem e fazer com que seu cérebro pense de forma mais criativa. Mesmo que algo não tenha dado certo dessa vez, o aprendizado pode servir para que você não cometa aquele erro novamente ou, ainda, te faça encontrar soluções para outras situações da sua vida.
Até breve!
Forte abraço!
. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas